Carta Africana da Juventude

Lançada oficiamente à 30-10-2009


1. A Carta da Juventude Africana não só proporciona aos governos, a juventude e a sociedade civil e aos parceiros internacionais um quadro continental que realça os direitos e deveres e as liberdades da juventude, mas também abre caminho ao desenvolvimento de programas e planos estrategistas nacionais para a sua capacitação.

2. O segundo objectivo essencial da carta da juventude consiste em garantir o envolvimento construtivo da juventude do programa de desenvolvimento de Africa e da sua participação eficaz nos debates e nos processos de tomada de decisões sobre o desenvolvimento do continente. A carta define um quadro para permitir que os responsáveis pela definição de politica integrem as questões da juventude em todas as politicas e programa de desenvolvimento. Assim, a carta prevê uma base jurídica para garantir a presença e a participação da juventude em estrutura Governamental e Fóruns as nível Nacional, Regional e Continental.

3. Em terceiro lugar a carta estabelece importantes linhas de orientação de responsabilidade para o Estado -Membros com vista a capacitação da juventude em áreas estratégicas fundamentais, nomeadamente a educação e o desenvolvimento de competência, a erradicação da pobreza e integração sócios – económica da juventude, meios de vida sustentável e emprego juvenil, saúde, paz e segurança, aplicação da lei, desenvolvimento sustentável e protecção do meio ambiente prevê-se que a execução destas linhas de orientação não só proporciona a juventude ferramentas necessária e que constituem meios de vida, mas que também seja a origem do mais importante, fluxo de recursos africanos para outras partes do mundo.

4. Finalmente, a carta traça os contornos gerais da responsabilidade da juventude pelo seu próprio desenvolvimento e para os seus países e o seu continente noutras palavras os direitos consagrados na carta também são acompanhados de responsabilidade. A juventude não pode esperar que os Governos a capacitem se ela fizer o contrário abusando-se a si próprio de diversas formas como, Ex. Abusando dos estupefacientes. Para que sejam obtidos os máximos benefícios da implementação da carta prevê-se que a Juventude se desenvolva e promova a auto disciplina necessária.



Sem comentários:

Enviar um comentário